Agora que o frio realmente chegou….

Agora que o frio realmente chegou….
Claro que o outono já começou a algum tempo e que as plantas já estão entrando no ciclo desta estação. Mas só agora realmente as temperaturas caíram e alguns cuidados especiais precisam ser tomados. Segue abaixo um breve roteiro que achamos interessante para este período.

Principais cuidados da estação:

Poda e condução de galhos
Não se deve podar agora todas aquelas plantas que irão dar flor no inverno como as magnólias, azaléias e camélias, por exemplo. Realize a poda apenas nos arbustos e trepadeiras que cresceram demais no verão. Como as plantas vão entrar em dormência (diminuição do crescimento) assim que a temperatura começar a baixar, não é preciso exagerar na limpeza, mas retirar apenas os galhos e folhas que parecerem doentes ou secos.

Irrigação
Conforme vai reduzindo o calor, as plantas vão precisando de menos água. Aos poucos e conforme as condições climáticas vão se alterando a quantidade de água no seu jardim e a frequência das regas também deve reduzir, sempre observando como está se comportando a vegetação. Folhas murchas e solo rachado ou muito seco são bons indícios de que está faltando água no jardim. Um cor esverdeada, musgo, ou plantas amareladas são indícios de excesso.

Adubação
Nessa época o jardim está entrando em “dormência”, ou seja, o crescimento dele começa a diminuir por causa do frio e da menor incidência dos raios de sol. Nesse momento é interessante prepará-lo para a época de maior “stress” para as plantas, o inverno. Por isso é recomendável fazer uma adubação com adubos orgânicos (húmus de minhoca, composto, torta de mamona e outros que se encontra nas floriculturas). A quantidade de adubo depende da concentração do produto e deve ser indicada pelo fornecedor do mesmo. Os arbustos que irão florecer podem receber um tratamento um pouco mais diferenciado.

Gramado
Deve ser feita uma última adubação no gramado antes dele entrar no inverno, mas aplique apenas NPK, não sendo necessária a uréia agora. Aplique 10 Kg de NPK fórmula 10-10-10 para cada 1.000m² de terreno.
IMPORTANTE: molhar muito bem o terreno após a adubação e espalhar uniformemente o adubo não ultrapassando as quantidades indicadas na embalagem do produto sob pena de queimar e até matar o gramado. Uma boa dica é espalhar o adubo quando estiver iniciando uma chuva forte.
O crescimento da grama diminui, mas não para. Continue cortando a sua grama regularmente, mesmo que em um espaço de tempo maior. Não corte a grama muito rente ao chão para não queima-la ou prejudicá-la. Ela pode amarelar com as primeiras geadas, principalmente a grama esmeralda. Isso é normal e não há muito que se possa fazer a respeito. Caso queira um gramado bem verde no inverno existe a opção de usar semeadura de gramas especiais para este período, como a POA e o Azevém perene.

Outros cuidados
As plantas mais delicadas devem ser protegidas do frio. Se você tem uma planta mais tropical ou que ainda é muito novinha ela pode ser protegida enrolando no seu caule palha, jornal ou saco de aniagem. Outra opção é construir uma mini estufa com plástico transparente ao seu redor. Plantas que podem ser transportadas, como as orquídeas mais sensíveis ao frio, podem ir para dentro de casa até a próxima primavera.

Cuidados com pragas e doenças
Nesta época a incidência de pragas irá diminuir, mas alguns insetos seguem atacando, como o caracol, lesma, lagarta, besouro que preferem atacar à noite, quando não são vistos. Espertos, se escondem debaixo de folhas caídas e vasos. Provocam estragos principalmente nas folhas, que ficam mastigadas.

Receita Caseira para a eliminação destes insetos – Leite e estopa:
Preparo e aplicação: Para eliminar bichos maiores, como lesmas, besouros, lagartas e caracóis, embeba um pedaço de estopa no leite, coloque no chão perto da planta e espere o dia seguinte. Os bichos são atraídos pelo cheiro do leite e ficam presos na estopa. Então, é só retirá-los e jogá-los bem longe do jardim.