Acabou o verão?

Sim, o carnaval acabou, o horário de verão terminou e as aulas começaram! Mas mudamos de estação? Temos clientes que já nos ligaram contando que iniciaram suas podas e adubações de outono! Mas ainda estamos no verão! Claro que as plantas já começam a se prepar para as estações frias. Muitas flores, como as das gramineas já tiveram seu auge e começaram seu declínio, mas o calor intenso do mês de março ainda pode estimular brotação de alguns arbustos. Pensando nisso, resolvemos colocar aqui algumas dicas de manutenção para esse fim de verão.

Principais cuidados da estação:

Poda e condução de galhos

As podas nesse período são mais para manter o jardim. Os arbustos que tem forma bem definida (topiaria) e não possuem flores com interesse ornamental (como buxus, viburnos, whestringea e cercas vivas em geral), continuam precisando de podas para manter o formato. A frequência será conforme o crescimento do mesmo, mas não é uma poda de formação mais drástica, e sim, uma leve “aparada” nos galhos rebeldes.

Continue também guiando os ramos das trepadeiras. Essa é uma tarefa frequente e importante de ser realizada enquanto ainda estão tenros, pois depois de engrossarem eles podem quebrar ao tentar dobrá-los.

Irrigação

Solte e afofe a terra dos vasos novamente para haver uma melhor absorção das regas. Elimine ervas invasoras dos canteiros. Normalmente nessa época as plantas precisam de muita água, mesmo com as chuvas de verão. De maneira geral, o ideal é molhar o jardim todos os dias.  Os melhores horários são sempre pela manhã ou no final da tarde. Se existem vasos com terra descoberta no seu jardim é bom cobri-los com serragem ou folhas secas para manter mais a umidade na terra.

 

Adubação

Continue o sistema de adubação iniciado na primavera, NPK a cada 3 meses, até o fim do verão. Se for feita a adubação orgânica (adubos orgânicos) na primavera, não é necessário refazê-la no verão. Mas não suspenda o NPK.

IMPORTANTE: molhar muito bem o terreno depois da adubação e espalhar uniformemente o adubo e não ultrapassar as quantidades indicadas sob pena de queimar e até matar o gramado. Uma boa dica é espalhar o adubo quando estiver iniciando uma chuva forte. 

Logo chegará o Outono, então faremos um novo post especial para os cuidados da estação! Bom final de verão a todos.