A cigarra e a formiga…

Sim chegou o outono, e com ele nossas amigas formigas cortadeiras…… Essas notáveis trabalhadoras são exatamente aquilo que nossas mães nos contavam na fábula. Neste período de outono sua atividade aumenta e elas freneticamente desfolham tudo o que passar pela frente. Estas competentes operárias são capazes de carregar até 10 vezes o próprio peso e não raro somem com todas as partes tenras de uma planta em uma noite.
Espécies como roseiras, oliveiras, gardênias e ligustros são alguns de seus “pratos” favoritos.
Sendo honesto com esses incansáveis insetos, nem todas as espécies de formigas são prejudiciais as plantas. Algumas promoverem a aeração do solo, introduzem nutrientes e controlam espécies de outros insetos, inclusive de outras formigas.
Mas a verdade é que é necessário estar atento ao controle das cortadeiras, principalmente nesta estação do ano.
Segue algumas dicas:
1-Iscas e produtos em pó funcionam bem nestes casos, mas além dos cuidados básicos de segurança ao aplicar os produtos, é importante atentar para o fato das danadas terem um excelente olfato, por isso, não se pode encostar a mão nos produtos e de preferência evitar pessoas fumantes manejando a aplicação dos mesmos.
2-As iscas normalmente não podem ser molhadas, pois perdem o efeito.
3-A tardinha ou a noite são os horários de maior atividade, por isso, este é o momento de segui-las para descobrir onde é o formigueiro.
4-Controle os pulgões e a fumagina nas suas plantas. Ambos atraem formigas.
5-Só use produtos conforme o indicado por um profissional e seguindo a risca as orientações do produto.
Boa sorte com elas… e se nada der certo, o inverno vem ai para todos nós termos um descanso.